A hora vai chegando e a principal dúvida vem atona: Parto normal ou Cesárea?
Antes de tudo é extremamente importante realizar todo acompanhamento pré-natal com um obstetra de sua confiança. O especialista irá solicitar exames que poderão indicar qualquer problema na sua gestação. O médico e a futura mamãe na maioria das vezes decidem juntos qual é a melhor opção.
Devemos entender que a escolha do parto não depende apenas da vontade da mãe. Há muitas variáveis que podem determinar o melhor procedimento a ser realizado, tudo vai depender das condições da gestação, do feto e da futura mamãe. Na maioria dos casos quando não houver complicações, o recomendado é o parto normal.
Os partos normais são diferenciados em, partos vaginais cirúrgicos, que acontecem com intervenções médicas e em hospitais, já os partos vaginais naturais, ocorrem apenas com intervenções extremamente necessárias.O parto normal pode ser realizado tanto deitada, de cócoras, na cadeira de parto ou até mesmo na água.
Mas, como dito anteriormente nem sempre é possível realizar o parto normal. Neste caso, a cesariana é a melhor escolha na hora de garantir a segurança da mãe e do bebê. A cesárea é uma cirurgia e como qualquer outra, a recuperação é bem mais lenta. Atualmente, é considerado um procedimento bem seguro.
Tanto no parto normal quanto na cesárea podem ser utilizados anestésicos para diminuir a dor durante o parto. As anestesias mais utilizadas são, a local que é aplicada diretamente na região genital, a peridural que possibilita o mínimo de dor e de efeitos nas fibras nervosas motoras e a anestesia raquidiana que a mãe participa efetivamente do parto e esse tipo de anestesia proporciona simplicidade e rapidez na aplicação, é a única com efeito mais potente e mais rápido.
A vantagem do parto normal, é que a criança nasce de forma natural, sem intervenção de terceiros. No terceiro dia a mãe já está quase 100%, pois a recuperação é muito rápida. A ligação entre a mãe e o bebê é bem mais forte e intensa, pois a mãe participa ativamente do processo, e crianças que nascem de parto normal tem menos problemas respiratórios de acordo com o Ministério da Saúde. Já a desvantagem é que se o parto normal for muito longo a criança pode nascer cansada e a escala Apgar (que é a "nota" do nascimento) será baixa.
A vantagem da cesárea é que é um procedimento rápido e com hora marcada, em 15 dias tem-se uma recuperação boa e entre 30 e 40 dias a mamãe estará liberada para fazer suas atividades cotidianas. Mas, a cicatrização completa ocorre em 6 meses. Já as desvantagens são os riscos 'comuns' de uma cirurgia, o corte, a cicatriz, riscos de infecção e hemorragia.
Esperamos que tenha ajudado! Beijos.